Portugal | Conhecendo uma cave de Vinho do Porto

Quem já conhece Porto, em Portugal, sabe o quanto a cidade é bonita, alegre e agitada. Além disso, é impossível pensar em Porto e não pensar em Vinho do Porto, tradicional dessa região de Portugal, que tem o clima e o solo ideais para o plantio e crescimento de uvas.

E, mesmo para nós, que não bebemos bebidas alcoólicas, conhecer uma cave de vinho do Porto era algo que não poderíamos deixar de lado durante nossa visita mais recente à Terrinha.

Fachada Cave Sandeman Porto

Fachada Cave Sandeman Porto

Se você vai para a região da Ribeira (às margens do Rio Douro) e olha para o outro lado do rio vai perceber que opção de cave, realmente, não falta. Nós ficamos “paquerando” as opções disponíveis, pedimos indicação para quem já tinha estado lá antes de nós e escolhemos visitar a Sandeman (que, pelo jeito, é uma das mais populares e visitadas).

Afinal, quem nunca viu o logo da Sandeman, com uma pessoa encapada e de sombreiro? Se você nunca viu, olha aí:

Cave Sandeman Porto

Cave Sandeman Porto

Os preços das visitas e passeios variam de acordo com a quantidade de vinhos que você quer provar. Quanto mais degustações/provas e quanto melhor a qualidade dos vinhos, mais caro você vai pagar. Nós pagamos €6 (por pessoa), com direito a uma prova de vinho branco e outra de vinho tinto além de, é claro, todo o passeio guiado pela cave.

Cave Sandeman Porto

Cave Sandeman Porto

Importante lembrar que as visitas precisam ser agendadas, portanto, é bom se programar. A gente foi à Sandeman numa tarde e só conseguimos a visita para o dia seguinte, no fim da tarde.

Há visitas guiadas em inglês também. Mas nós, como bons falantes da Língua Portuguesa, não tínhamos porque estarmos num passeio em inglês, não é? hehe.

Cave Sandeman Porto

Cave Sandeman Porto

Cave Sandeman Porto

Cave Sandeman Porto

Taça Sandeman

Taça Sandeman

A visita é uma verdadeira aula sobre os cuidados com o solo, com as uvas e com os sucos de uva e vinhos. Além de também ter um “quê” de aula de história, já que a história de Porto está intimamente ligada com a história do vinho da região.

Nossa guia durante o passeio foi superatenciosa: explicou tudo direitinho, parava para ouvir se alguém no grupo estava fazendo algum comentário e sempre questionava se alguém tinha alguma pergunta.

O passeio leva cerca de 1 hora.

Guia Sandeman

Guia Sandeman

Nossa sugestão, após terminar o passeio em uma das caves, é curtir um pouquinho às margens do Rio Douro. A vista é linda!

Margens do Rio Douro

Margens do Rio Douro